Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE participa na 30ª Reunião da ELABCO na Eslovénia

25/10/2021

Enquanto responsável nacional pela gestão de reservas estratégicas de petróleo e produtos petrolíferos, a Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E. participou nas reuniões do grupo de trabalho ELABCO (Expert Laboratory Coordination-Meeting) nos passados dias 30 de setembro e 1 de outubro, em Bled, na Eslovénia.

Estas reuniões técnicas, complementadas com sessões de apresentações de temas atuais do setor, procuram a partilha de boas práticas, troca de conhecimento, experiências e soluções relativamente às condições de armazenagem e análise dos produtos petrolíferos, no médio e longo prazo.

Sendo esta uma abordagem de especial pertinência e muito específica, o grupo conta com elementos das Agências Centrais de Armazenagem de cada país, tais como, a Alemanha, Áustria, França, Holanda, Israel, Irlanda, Japão, Estados Unidos da América, entre outros.

Os temas atuais mais discutidos centraram-se, entre outros, na análise, de:

  • Possíveis soluções para os combustíveis futuros (future fuels, fuel to tank,): avaliação do estado da arte e os desafios para o futuro, nomeadamente no campo da aditivação, compatibilidade, estabilidade e performance dos combustíveis. Questões relacionadas com o seu comportamento e degradação, assim como a dos seus componentes.
  • Soluções, e perspetivas, para os combustíveis marítimos, e o seu comportamento, para misturas com baixo conteúdo de enxofre (VLSFO – Very Low Sulfur Fuel Oil); Métodos, estratégias, objetivos e desafios, para a neutralidade carbónica das emissões, nesta área, até 2050.
  • Gestão da tancagem, e métodos de controlo de qualidade, assim como a exposição de um caso prático e investigação realizada à armazenagem de longa duração nas gasolinas;
  • Métodos de verificação, e ensaios à qualidade dos combustíveis, em particular, para as alternativas futuras, e os métodos a virem a ser utilizados (atualização de normas, etc.), com incidência na temática da contagem de partículas, pureza dos combustíveis, e a sua compatibilidades e performance.
  • Avaliação da performance laboratorial, com apresentações dos resultados dos ensaios comparativos interlaboratoriais (Round Robin) desenvolvidos em 2020/2021 para uma amostragem de Jet Fuel A-1.