A Entidade Nacional para o Setor Energético participou, no passado dia 8 de novembro, na XVI Assembleia Geral da RELOP – Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa, que se realizou na cidade do Porto.
A Assembleia Geral possibilitou a apresentação do balanço das atividades desenvolvidas em 2022, a aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2023, a aprovação do tema e edital do Prémio Maria Cristina Portugal e organização da Conferência e Assembleia Geral de 2023. Foi ainda abordado o aprofundamento da relação institucional com a CPLP, através da apresentação de propostas de criação de novas Comissões na área da energia, bem como a possibilidade de participação de membros da RELOP no VIII World Forum on Energy Regulation (WFER), que se realizará em Março de 2023, no Peru. O Fórum Mundial sobre Regulação de Energia (WFER) é a principal conferência internacional sobre regulação de energia e é realizada a cada três anos.
A RELOP foi formalmente constituída como associação em janeiro de 2018, tendo como outorgantes a Entidade Nacional para o Setor Energético e a ERSE, contando, atualmente, com doze membros de seis países. Entre as atividades desenvolvidas para os seus membros e para o público, com o objetivo de promover a cooperação entre entidades com competências de regulação do setor energético nos países de língua oficial portuguesa, destacam-se os Prémios Técnicos de Regulação , a divulgação de estudos e relatórios e a formação entre pares. Neste âmbito, a ENSE já dinamizou, em 2020, um Webinar sobre Oportunidades e Desafios para a Regulação de Combustíveis, onde partilhou a sua experiência na gestão de reservas de segurança em Portugal.