Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE participa na reunião do Oil Coordination Group da Comissão Europeia

21/01/2026

A Entidade Nacional para o Setor Energético participou hoje, 21 de janeiro, na reunião do Oil Coordination Group da Comissão Europeia, que teve lugar em Bruxelas, na Bélgica.

No encontro, foi apresentada e discutida a situação das reservas estratégicas que garantem a segurança de abastecimento da União Europeia numa situação de disrupção, os mecanismos de resposta, num contexto de alguns riscos geopolíticos com o conflito na Ucrânia, os protestos no Irão e a situação de alguma incerteza na Venezuela, que apesar de tudo, não têm ainda gerado um impacto significativo no preço do petróleo bruto nos mercados internacionais.

Para além disso, dos pontos em agenda, destacam-se a discussão prevista com o setor sobre o projeto Repower EU com o objetivo de diversificação no processo de transição energética, bem como o futuro do setor da refinação num cenário em que as necessidades de consumo ainda se mantém resilientes.

A ENSE, na qualidade de Entidade Central de Armazenagem (ECA), está representada pelo Chefe da Unidade de Reservas Petrolíferas, Nuno Matias.