Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE participa na Reunião Plenária da ACOMES

14/09/2022

A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) participou na Reunião Plenária Anual da ACOMES (Anual Coordinating Meeting of Entity Stockholders), que juntou em Amsterdão perto de três dezenas de entidades responsáveis pelo cumprimento da obrigação de reservas petrolíferas. Debateram-se temas como o reforço da importância estratégica do conceito de segurança energética, as respostas operacionais face ao atual cenário de invasão da Ucrânia, novas soluções técnicas para a gestão e manutenção das infraestruturas petrolíferas, os novos desafios destas entidades no contexto da transição energética e o reforço da sua cooperação técnica.

Nesta reunião, que é um fórum técnico internacional que permite a reflexão e troca de experiências de uma atividade onde este trabalho de cooperação é uma mais-valia para a capacidade de planeamento, organização e ação, a ENSE teve ocasião de apresentar um estudo desenvolvido de benchmarking sobre reservas estratégicas de gás natural.