Alexandre Fernandes e Fernando Alves Pinto, Presidente e Vogal do Conselho de Administração da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), respetivamente, participaram, nos dias 7 e 8 de outubro, na discussão sobre transição energética no Evex Lisboa 2025 – uma iniciativa internacional que reúne especialistas da energia da Península Ibérica e América Latina.
Fernando Alves Pinto, Vogal do Conselho de Administração da ENSE, moderou, na manhã do primeiro dia, o painel da EVEx Talks, subordinado ao tema “Hidrogénio Verde e Biometano: estratégias e soluções para a descarbonização”, que contou com a participação de Nuno Fitas Mendes, Administrador-Delegado, da REN Portgás, Marina Melo, Diretora-Presidente, da Potigás – Companhia Potiguar de Gás, Alexandre Calmon, Sócio, da COSRO e Magno Bernardo, Assessor de Tecnologia de Gás Natural, da Bahiagás. Na mesa-redonda, os especialistas mencionaram a necessidade de criar um financiamento estruturado, fundos para a descarbonização e modernizar e ligar as redes de gás e eletricidade em Portugal, bem como a falta de parcerias público-privadas e falta de infraestruturas no Brasil para potenciar a produção de biometano, um vetor energético com grande potencial estratégico nesse país.
Alexandre Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da ENSE foi convidado a participar no painel “Gás Natural: energia para a transição e (re)industrialização”. Na sua intervenção, o administrador da ENSE abordou a questão dos desafios globais da transição energética, do crescimento do consumo de gás natural e da consequente alteração da matriz energética, com vista à obtenção do cenário de carbono zero.
A mesa foi partilhada por Gabriel Sousa, CEO da Floene, Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, Luiz Gavazza, Diretor-Presidente, Bahiagás – Companhia de Gás da Bahia, Gema Blanco Salvá, Adjunta Dirección General, MIBGAS, Karine Fragoso, Gerente-Geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan SENAI e moderada por Gustavo De Marchi, Consultor da FGV Energia.
A conferência, com representantes do mercado ibero-americano, permitiu aprofundar os desafios e as oportunidades da transição energética nos vários países, além de debater questões fundamentais como a segurança energética, investimentos sustentáveis e estratégias e soluções para a descarbonização.
Comitiva do Evex Lisboa visita Centro de Coordenação Operacional de Energia da ENSE
No âmbito do Evex Lisboa, a comitiva de especialistas, liderada por Caio Cavalcanti, Presidente e Fundador do Evex, esteve igualmente presente na ENSE, no dia 10 de outubro, para uma visita técnica à Entidade Pública e partilha de conhecimento sobre o papel da ENSE no setor energético.
Durante a visita, que decorreu da parte da tarde, Fernando Alves Pinto, Vogal Executivo do Conselho de Administração apresentou o Centro de Coordenação Operacional da Energia (CCOE) e o seu papel na gestão de crises no setor energético e na centralização de informação sobre os locais de abastecimento em Portugal Continental.
Emanuel Delgado, Chefe do departamento de Fiscalização apresentou a atividade da ENSE na área da fiscalização, enquanto Nuno Matias, Chefe da Unidade de Reservas Petrolíferas deu a conhecer o Balcão Único da Energia, a plataforma de reporte de informação do setor, utilizada pela ENSE e um conjunto alargado de entidades públicas, em Portugal.
Alexandre Fernandes, Presidente da ENSE encerrou os trabalhos, salientando as mais-valias do Evex em Portugal e da consolidação desta iniciativa, que decorreu, pelo terceiro ano consecutivo, no nosso país, permitindo um intercâmbio de conhecimento e experiência para acelerar a transição energética.