Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE presente nas reuniões da Agência Internacional de Energia (AIE)

28/10/2019

A ENSE, na qualidade de entidade central de armazenagem portuguesa, tem assento como delegada nas reuniões dos Comités técnicos da Agência Internacional de Energia (AIE), nomeadamente no SEQ (questões de Emergência) e SOM (Condições do Mercado), que junta especialistas de todos os países membros desta organização.

As últimas reuniões destes Comités tiveram lugar em Paris nos dias 22 e 23 de outubro, onde foi possível serem apresentados os recentes indicadores de atividade do setor petrolífero internacional, mas também foi analisada a situação das reservas no conjunto dos países membros e identificada a oportunidade estratégica de concretizar o esforço de implementar um sistema de associação e colaboração com outros países fora da OCDE para garantir uma resposta coletiva mais robusta numa situação global de rutura no sistema. Para além disso, à semelhança do que já tinha acontecido em reuniões anteriores, foi analisada a implementação da nova regulamentação IMO 2020 e os passos dados para adaptar o sistema petrolífero para o inicio da sua entrada em vigor no próximo dia 1 de janeiro de 2020.

A ENSE, no decurso da reunião SEQ, teve oportunidade de apresentar o seu novo Plano de Emergência e as respostas práticas que foram operacionalizadas nas recentes greves que afetaram o sistema petrolífero nacional.