Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE promove debate sobre a eficiência energética como pilar da regulação para a transição energética na CPLP

28/10/2025

No passado dia 21 de outubro, a ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético, E.P.E., promoveu o Painel II – “Eficiência Energética como Pilar da Regulação para a Transição Energética”, integrado no Colóquio de Energia da CPLP – Caminhos Regulatórios para a Transição Energética, realizado em Maputo, Moçambique. Esta iniciativa foi organizada pela ALER e pelos Grupos de Trabalho da RELOP, pelo INP e pela ARENE.

Moderado por Fernando Martins e Sara Fradique, responsáveis pela coordenação do Grupo de Trabalho da Transição Energética da RELOP, o painel reuniu representantes de entidades reguladoras dos países da CPLP, com o objetivo de refletir sobre a integração do princípio da “Eficiência Energética como Prioridade” nas políticas públicas e nas práticas regulatórias, promovendo uma transição energética mais sustentável, segura e equitativa.

Participaram como oradores Bruno Coimbra, Chefe de Gabinete de Sua Exa. a Ministra do Ambiente e da Energia de Portugal, Djane Melo, Assessora do Diretor-Geral da ANEEL (Brasil), e Vasth Santos, Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Geral de Regulação de São Tomé e Príncipe.

Com uma abordagem inovadora e interativa, o painel inverteu o formato tradicional das conferências ao lançar, através da plataforma Mentimeter, seis questões à audiência, permitindo recolher, em tempo real, as perceções dos participantes sobre a aplicação prática da eficiência energética nos seus países. As respostas, que contaram com uma participação superior a 60% de uma audiência de mais de 100 pessoas, foram depois analisadas e comentadas pelos oradores, o que proporcionou um debate dinâmico e enriquecedor.

Entre os temas abordados, destacaram-se a institucionalização da eficiência energética, os instrumentos regulatórios mais eficazes, os desafios nos edifícios e nos serviços públicos, o papel dos transportes na eficiência global do sistema e as oportunidades de cooperação entre países da CPLP para acelerar a eletrificação sustentável.

O colóquio completo, incluindo este painel, pode ser revisto no canal oficial da RELOP em: https://www.youtube.com/live/gE5m9RVUPJ0.

Esta iniciativa reforça o compromisso da ENSE de promover a colaboração lusófona e a partilha de boas práticas na construção de um modelo de transição energética que une equidade, segurança e sustentabilidade.