amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Instabilidade no setor provocada pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

ENSE promove nova Ação de Fiscalização no Centro e Norte do País para reforço da Prevenção e Segurança no setor

13/09/2024

Entre os dias 10 e 13 de setembro, a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) realizou uma ação de fiscalização intensiva nos distritos de Vila Real, Viseu e Bragança. O objetivo foi verificar o cumprimento das normas de segurança e prevenir eventuais riscos associados ao armazenamento de combustíveis.

A ação de fiscalização envolveu uma equipa de 10 inspetores da ENSE, que se concentraram em várias infraestruturas do setor energético, incluindo parques de garrafas de gás, armazenagem de combustíveis líquidos, postos de abastecimento e unidades de abastecimento de gás natural.

Durante a ação, foram identificadas diversas situações que exigiram intervenção. Um dos casos mais relevantes foi a selagem de um reservatório de gasóleo, que não cumpria as condições de segurança estipuladas pela legislação em vigor. A medida, embora preventiva, tem como objetivo prioritário evitar incidentes de maior gravidade e garantir a segurança. Adicionalmente, foram ainda realizadas colheitas de amostras para garantir a qualidade do combustível.

A ENSE reforça o seu compromisso com a prevenção, sublinhando a importância destas ações regulares de fiscalização para assegurar que todas as operações relacionadas com o setor energético cumpram rigorosamente os requisitos legais e de segurança, minimizando assim os riscos para a população e o ambiente.

Esta ação de fiscalização em Vila Real é mais uma etapa do esforço contínuo da ENSE para garantir um setor energético seguro, promovendo a prevenção e a proteção de todos os envolvidos.