A ENSE divulga o seu Plano Estratégico para o período 2021-2024, onde é estabelecida a estratégia, bem como as prioridades para esta entidade pública, para os próximos três anos, tal como o nome indica.
Estas prioridades, organizadas em Linhas Gerais de Orientação Estratégica (LGOE), incluem a afirmação interna e externa das competências da ENSE, através do reforço da fiscalização das diversas áreas do setor energético; a ligação permanente ao setor através do Balcão Único da Energia; a coordenação da segurança energética nacional; a monitorização dos principais indicadores de execução da ENSE e, a consolidação de processos interno com recurso à ISO 9001.
Além destas LGOE, o Plano Estratégico 21-24 define igualmente os recursos necessários para a concretização das prioridades estratégicas e os mecanismos e as métricas para avaliar a sua execução. Constitui, por conseguinte, um importante instrumento para o Conselho de Administração, dirigentes e para os trabalhadores e colaboradores da ENSE E.P.E., proporcionando o alinhamento das decisões e do desempenho individual perante o conjunto de objetivos da instituição.
O presente Plano Estratégico resultou de um trabalho de diagnóstico profundo sobre a ENSE E.P.E., com recurso a uma ferramenta disponibilizada pelo Instituto Nacional de Administração – Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação – que envolveu uma equipa representativa de todas as áreas da empresa, a que acresceu um exercício de consulta às equipas de direção e um forte envolvimento do Conselho de Administração.
O respetivo Plano, aprovado pelo Conselho de Administração da ENSE, encontra-se disponível para consulta, aqui.