A Entidade Nacional para o Setor Energético, E.P.E., efetuou uma ação de fiscalização à atividade de Operador de Ponto de Carregamento (OPC), com o propósito de avaliar a conformidade com o regime jurídico da mobilidade elétrica e a segurança das instalações elétricas, no âmbito das competências de fiscalização e prevenção do setor energético.
Esta operação de fiscalização insere-se no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização e Prevenção da ENSE, E.P.E. O foco da ação recaiu sobre as dez principais entidades responsáveis pela atividade de OPC de 80% dos pontos de carregamento em operação, em Portugal.
Durante esta ação de fiscalização, diversos aspetos foram meticulosamente abordados, incluindo a verificação da documentação relacionada com a manutenção das condições de licenciamento e de acordo com a legislação vigente, nas respetivas sedes fiscais de cada um dos diferentes OPC. Além disso, foram fiscalizados três pontos de carregamento de veículos elétricos (PCVE) de cada um dos dez OPC anteriormente mencionados, totalizando 30 postos de carregamento diferentes.
A ENSE, E.P.E., tem demonstrado um compromisso firme ao longo do tempo no que diz respeito à prevenção, segurança e integridade no setor energético em constante evolução.