Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE recebe Departamento de Energia dos EUA

28/02/2024

A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) reuniu, no ínico do mês de fevereiro, com uma Delegação do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América (EUA), liderada por Michael Considine, Vice-Secretário Adjunto do Departamento. O encontro permitiu reforçar os canais de cooperação e troca de informação sobre áreas centrais que preocupam a ação destas entidades no setor energético, que é nevrálgico para o normal funcionamento dos países e das suas economias.

No âmbito desta reunião, onde se deu a conhecer em maior detalhe o funcionamento da ENSE, nomeadamente a gestão das Reservas Estratégicas, a fiscalização do setor energético e a sua monitorização através do Centro de Coordenação Operacional da Energia (CCOE), foram debatidos assuntos como a segurança energética, os planos para reforçar a cibersegurança do setor e o reforço dos mecanismos de cooperação para melhorar a eficiência dos recursos e soluções a desenvolver.