Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE recebe formação sobre armazenamento de eletricidade

22/07/2020

No âmbito das suas competências de fiscalização, ao abrigo do Decreto-lei nº 69/2018, de 27 de agosto, a ENSE dotou tecnicamente os inspetores afetos ao Departamento de Eletricidade e Energias Renováveis, de formação na área do armazenamento de energia elétrica.

Ultimamente, o tema do armazenamento de energia tem vindo a gerar maior discussão no setor elétrico, principalmente por estar muito conotado aos investimentos de larga escala utilizando hidrogénio. Porém, o tema do armazenamento de energia, em particular o da eletricidade, deve ser analisado em, pelo menos, duas dimensões: os serviços de rede e os serviços prestados por consumidores, desenvolvendo-se estes em várias proposta de valor, como por exemplo: demand side response, serviços de sistema, gestão de cargas, etc.

Assim e com o objetivo de incrementar os conhecimentos técnicos sobre ao tema, a ENSE participou numa formação sobre o tema que incidiu sobre os seguintes assuntos:

a) Alternativas de armazenamento de energia
b) Flexibilidade nos sistemas elétricos europeus e o papel do armazenamento de baterias
c) Projeto, produção e tecnologias para sistemas de armazenamento energia
d) Aplicações de baterias e benefícios para consumidores finais
e) Investimento no armazenamento de baterias ao nível da rede
f) Avaliação de custos associados ao armazenamento através de baterias
g) Um estudo de caso, de instalações existente, sobre a utilização de baterias

A participação da ENSE neste tipo de ações de formação, pretende igualmente conhecer os constrangimentos do setor face à evolução técnica e regulamentar. É desta forma que a ENSE se apresenta comprometida com o futuro das infraestruturas energética e com a formação interna das suas equipas técnicas.