amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Instabilidade no setor provocada pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

ENSE reforça fiscalização em eventos de grande dimensão promovendo segurança das infraestruturas elétricas

09/09/2024

No dia 6 de setembro, a Entidade Nacional para o Setor Energético, E.P.E. (ENSE), realizou um conjunto de ações de fiscalização nas infraestruturas elétricas da Festa do Avante, do Festival F e das Festas de Montemor-o-Velho. Estas fiscalizações, enquadradas no Plano Nacional de Fiscalização e Prevenção da ENSE, visam assegurar que as instalações elétricas dos eventos cumprem rigorosamente a legislação e as normas técnicas em vigor.

Durante as ações, os inspetores da ENSE verificaram que as instalações elétricas, que incluíam pontos de entrega ligados à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) e geradores, foram implementadas por técnicos devidamente acreditados, garantindo as condições de segurança e conformidade técnica necessárias para o normal decorrer dos eventos.

No entanto, foram detetadas algumas não conformidades, como a ausência de extintores junto aos geradores e Postos de Transformação bem como situações de risco de contacto direto de pessoas com a partes da infraestrutura elétrica em tensão. Estas irregularidades foram prontamente corrigidas pelas respetivas organizações, que demonstraram um elevado compromisso com a segurança.

Estas intervenções evidenciam o empenho da ENSE na prevenção de potenciais situações de risco garantindo assim a segurança e qualidade das infraestruturas energéticas, particularmente em eventos de grande afluência de pessoas.

A ENSE agradece às organizações dos eventos fiscalizados pela colaboração demonstrada e pelo compromisso contínuo com as normas técnicas, contribuindo para reforçar a confiança no setor energético.