A Entidade Nacional para o Setor Energético uniu-se ao “Novembro Azul”, um movimento global de sensibilização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata, com o propósito de alertar os homens para a necessidade de realizarem rastreios regulares e adotarem hábitos preventivos e atitudes que podem fazer toda a diferença.
Concebido originalmente na Austrália, “Novembro Azul” tornou-se um movimento internacional em prol da saúde masculina. Em Portugal, a campanha pretende sensibilizar os homens para os cuidados com a saúde, desconstruindo os tabus sobre a realização de exames preventivos, incentivando o diagnóstico precoce. Apesar de ser um tema sensível, a prevenção é fundamental uma vez que o cancro da próstata, quando detetado ainda em estado inicial, tem uma elevada taxa de cura.
Demonstrando o seu compromisso com esta causa, um grupo de colaboradores da ENSE decidiu deixar crescer os bigodes, aderindo a um gesto simbólico associado à campanha global de sensibilização para a saúde masculina. Este ato contribui significativamente para aumentar a visibilidade da iniciativa e estimular o diálogo sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção.
No âmbito desta campanha, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem desempenhado um papel fundamental promovendo ações de sensibilização, exames gratuitos, campanhas informativas, e apoio psicológico a tanto a doentes como a familiares.
O Novembro Azul é um convite para que todos os homens estejam atentos à sua saúde e uma oportunidade para encorajar pais, irmãos, amigos e colegas a cuidarem de si, de forma preventiva, para que possam ter uma vida longa e saudável. São várias as formas de simbolizar este movimento: usar uma peça de roupa azul, partilhar informações nas redes sociais ou participar em eventos e ações de sensibilização.
A saúde é um direito de todos, e o Novembro Azul lembra-nos que o diagnóstico precoce e a prevenção são essenciais na batalha contra o cancro da próstata.
Saiba tudo sobre a campanha da ENSE aqui.