A EPCOL – Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes foi apresentada no passado dia 3 de julho, como a marca sucessora da APETRO – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas.
O novo posicionamento surge da vontade de uma maior aproximação às suas associadas e às novas realidades do mercado, mantendo a tradição de representação eficaz das empresas do setor e o espírito de colaboração com outras entidades e associações.
“A EPCOL quer garantir a energia do presente, enquanto investe na energia do futuro”, afirma o Secretário-Geral da EPCOL, António Comprido.
“Num mundo em constante transformação, nada acontece sem energia. Como EPCOL, continuaremos a ser uma referência na resposta aos desafios energéticos e na defesa e promoção dos combustíveis e lubrificantes, promovendo sempre soluções económica, social e ambientalmente sustentáveis. Para nós e para as nossas associadas, é extremamente importante fornecer produtos energéticos com menor impacto no clima e no ambiente, pois somos e queremos continuar a ser parte da solução para as necessidades das empresas e famílias”, acrescenta António Comprido.
O rebranding que deu origem ao novo nome, identidade visual e posicionamento da EPCOL foi apresentado, no passado dia 3 de julho, no CCB.
O evento contou ainda com uma intervenção do Professor António Costa Silva, como orador convidado, um debate moderado por Rosália Amorim, sobre o papel dos combustíveis na transição energética da mobilidade, em que participaram o ACP, a ANTRAM, a ABA, a FETSA, o ITG e a NOVA, e com a apresentação dos Manifestos da FuelsEurope e da Liquid Gas Europe.
Uma marca da transição energética
A EPCOL surge com uma tipografia personalizada e um símbolo que representa a transição energética. A Produção, os Combustíveis Líquidos, os Gases Liquefeitos, os Lubrificantes e a Armazenagem, setores de atividade que a associação integra, surgem no gradiente e nas cores que agora constituem o logotipo. O rebranding foi desenvolvido pela agência White Way, desde a conceção da identidade gráfica até à comunicação da marca.