Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Evento “Projetar o Futuro” tem participação da ENSE

23/05/2019

Foi no passado dia 14 de Maio que a ENSE participou no evento “Projetar o Futuro” promovido pela SIEMENS Portugal, na fábrica de quadro elétricos de Corroios. Dirigido aos gabinetes de projeto, o evento teve como objetivo apresentar e discutir as tendências que condicionam a atividade, tais como a urbanização e as alterações climáticas. Estas últimas exigem, cada vez mais, novas abordagens técnicas à conceção das infraestruturas, nomeadamente através da automação e digitalização, tornando-as mais cómodas, acessíveis e sustentáveis.

A intervenção da ENSE, realizada no âmbito das suas competências e experiência do seu corpo inspetivo, incidiu na apresentação e análise das principais tendências e políticas europeias que têm provocado a alteração do paradigma das instalações elétricas, bem como a análise da normalização internacional e regulamentação nacional aplicável.

O evento incluiu a visita às instalações da fábrica de quadro elétricos da SIEMENS em Corroios, uma das três unidades mundiais do grupo alemão, onde se produzem quadros elétricos adaptados a cada projeto, à medida dos requisitos dos clientes em setores de atividade críticos, tais como data centers, hospitais, petroquímicas, etc. Esta unidade portuguesa diferencia-se pela sua elevada fiabilidade e flexibilidade, sendo uma referência em projetos nacionais e internacionais.

É desta forma que a ENSE se propõe estar mais perto da comunidade em geral, e da eletrotécnica em particular, no âmbito das suas competência de acompanhamento regulamentar e legislativo do setor energético.