“O Gás Natural Comprimido (GNC) e o Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) são combustíveis alternativos que contribuem para a redução das emissões e para a diversificação energética no setor automóvel. O GNC, composto maioritariamente por metano, é armazenado a alta pressão (200 a 250 bar) e caracteriza-se por uma combustão mais limpa, resultando em menores emissões de CO₂ e poluentes atmosféricos. Contudo, requer infraestruturas de abastecimento específicas e depósitos de maior volume, o que limita a sua aplicação em alguns tipos de veículos. Por outro lado, o GPL, constituído por uma mistura de propano e butano, é armazenado sob menor pressão (5 a 10 bar) e permite depósitos mais compactos e maior autonomia. A sua rede de abastecimento está amplamente disseminada, tornando-o uma solução prática e de fácil acesso.”
No cumprimento das suas atribuições legais previstas no Decreto-Lei n.º 69/2018, de 27 de agosto, na sua redação atual, a Entidade Nacional para o Setor Energético, E.P.E. (ENSE), tem procedido à averiguação de queixas/reclamações relacionadas com o abastecimento de veículos a GPL em unidades de gás natural comprimido (GNC).
No âmbito daquelas averiguações, a ENSE constatou que, algumas unidades de abastecimento de GNC não se encontram devidamente identificadas quanto ao tipo de produto disponibilizado e não exibem qualquer aviso de incompatibilidade de abastecimento de veículos a GPL, em violação das normas de informação ao consumidor, situação essa que configura um perigo a nível de segurança de pessoas e bens. Também se verificou que, por desgaste ou mau funcionamentos de alguns sistemas de encaixe/travamento das agulhetas, alguns dos equipamentos em causa permitem, por vezes, o abastecimento de GNC através do “Euroconnector de GPL” ou ainda através de adaptadores de “fabricação à medida” cujos criadores tentam beneficiar do menor custo do GNC, descurando as especificações dos veículos e assim da segurança.
Um veículo a GPL é “incompatível” com o GNC , dado os dois combustíveis terem composições químicas, estados físicos e pressões de operação completamente diferentes, e abastecer um carro a GPL num equipamento de Gás Natural Veícular comprimido é extremamente perigoso e pode resultar num acidente grave.
O Regulamento (EU) 2023/1804 do Parlamento Europeu e do Conselho, o qual é diretamente aplicável em todos os Estados-Membros, determina que as especificações técnicas para a interoperabilidade dos pontos/postos de abastecimento deverão ser especificadas em normas europeias ou internacionais. Estas especificações foram implementadas para garantir que as informações ao consumidor, sobre a compatibilidade dos seus veículos com os combustíveis, sejam providenciadas nos postos de abastecimento.
As especificações técnicas, bem como a representação gráfica relativa à rotulagem dos combustíveis, estão definidas na NP EN 16942:2017, nomeadamente os identificadores relativos aos combustíveis gasosos:

Riscos e perigos inerentes ao abastecimento de GNC em veículos a GPL
As diferenças de pressão no abastecimento são enormes (cerca de 10 vezes maior no GNC que no GPL) e os sistemas de GPL não são projetados para suportar as pressões de abastecimento do GNC, pelo que abastecer um veículo a GPL num sistema de GNC pode causar rutura de componentes, vazamentos graves ou mesmo explosões.
O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) é uma mistura de propano e butano, sendo fornecido pelos equipamentos a uma pressão moderada (20-25 bar).
O GNC (Gás Natural Comprimido) é metano em estado gasoso, fornecido a alta pressão (200–260 bar).

Os conectores usados no GNC são diferentes dos usados em GPL, pelo que, numa situação normal, mesmo que fisicamente forçado, o acoplamento seria incorreto e resultaria em fugas de gás ou falhas de vedação. Derivado destas fugas, uma vez que o sistema de segurança dos veículos GPL não reconhece aquele tipo de gás, pode haver ignição acidental, incendio e/ou explosão.

Conclusões
Nunca se deve abastecer um veículo a GPL num posto de GNC
- Além de ser tecnicamente incompatível, representa um risco grave à segurança do utilizador, do veículo e das instalações.
- As diferenças de pressão no abastecimento são enormes pelo que abastecer um veículo a GPL num sistema de GNC pode causar rutura de componentes, vazamentos graves ou mesmo explosões.
Nunca devem ser usados adaptadores não normalizados
- Dado o acoplamento não ser correto e assim resultar em fugas de gás ou falhas de vedação o que pode originar ignição acidental, incendio e/ou explosão.
 
 
