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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

HVO100 – Um combustível 100% renovável

20/05/2023

A Repsol comunicou recentemente o lançamento de um teste piloto, com o fornecimento de um combustível 100% renovável (HVO) em três estações de serviço, uma das quais na Região de Lisboa, em Alcochete. Este teste piloto é realizado com HVO100, centra-se no ponto de abastecimento da Estação de Serviço de Alcochete e, também, nas bases de dois clientes. Este teste envolve 53 viaturas e tem como objetivo avaliar o desempenho do HVO100 (como substituto do gasóleo) e a sua capacidade de redução de emissões.

 

Fonte:ENSE

O que é HVO?

O combustível HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou Óleo Vegetal Hidrogenado) é produzido a partir de produtos 100% renováveis e não contém quaisquer combustíveis fósseis. O HVO é um combustível produzido a partir de resíduos, óleos residuais e gorduras, como os óleos alimentares usados, ou seja, matérias de origem sustentável, garantindo assim, que a sua produção não tem qualquer impacto negativo no ambiente e permite a reutilização de resíduos contribuindo para a economia circular.
Como o HVO tem uma estrutura química semelhante ao diesel, o HVO pode ser facilmente utilizado em substituição deste, sem qualquer impacto na eficiência do seu equipamento, configurando assim um combustível “Drop-in” [1] .
O HVO, como substituto do gasóleo, é tido como a melhor e mais fácil opção parafínica disponível para ajudar a reduzir as suas emissões de carbono imediatamente, não tendo limite de incorporação física no combustível fóssil que visa substituir.
O HVO pode ser comercializado em diversas concentrações nas misturas. Pode ser usado tanto puro (HVO100 – 100% de concentração), como misturado em qualquer proporção com outro combustível (por exemplo gasóleo de origem fóssil). No caso de mistura, e a título de exemplo, o HVO20 consiste numa concentração de 20% HVO e 80% gasóleo fóssil.
Na Europa, a especificação técnica do HVO é definida pela Norma EN15940

Como é produzido o HVO

Para a produção do HVO, pode ser utilizada uma grande variedade de óleos e gorduras como matéria-prima. O processo de produção consiste na utilização do hidrogénio, através de um processo químico, para remover o oxigénio dos ácidos gordos que compõem a base de matéria-prima (óleos e gorduras) renovável.

O seu veículo pode utilizar HVO?

O HVO pode ser utilizado nos veículos pesados mais recentes (Euro5 / Euro6), e em outros veículos, quando certificados para este combustível. No entanto, deverá ser contactada a assistência técnica da marca, para saber se é necessária alguma atualização ou se o veículo está pronto para começar a usar HVO de imediato.

Quais são os benefícios do HVO100?
Com o HVO, a emissão de gases de efeito estufa (GEE) nos transportes rodoviários pode ser reduzida até 90% ao longo de todo o ciclo em comparação com o gasóleo fóssil, sendo esta redução um benefício para a qualidade do ar.
Estudos científicos e ensaios em campo [2] demonstraram que a utilização do HVO, em comparação com o diesel fóssil, apresenta níveis de emissão:

No que respeita aos veículos que usam o HVO como combustível, e no que respeita aos motores, os benefícios situar-se-ão ao nível dos filtros e dos injetores, os quais podem permanecer limpos por mais tempo, aumentando assim o tempo entre substituição, com a consequente redução dos custos de utilização.

 

Fonte: https://group-media.mercedes-benz.com/marsMediaSite/en/instance/ko/Mercedes-AMG-PETRONAS-Formula-One-Team-trial-of-biofuels-for-European-
land-freight-reduces-CO2-emissions-by-89.xhtml?oid=54178907

 

[1] Combustível Drop-in: aquele que pode ser utilizado sem necessidade de modificar quer as infraestruturas, quer os veículos, tendo um impacto imediato e proporcionando resultados mais rápidos.
[2] A Mercedes compartilhou em setembro 2022 os resultados de um teste realizado com 16 camiões Actros Gigaspace, da sua equipa de competição Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team, utilizando como combustível o HVO 100 – um produto 100% livre de combustíveis fósseis renováveis derivado de óleos vegetais, óleos usados e gorduras –, tendo relatado uma redução de 89% nas emissões. Os camiões – 13 sediados na Bélgica e 3 no Reino Unido – utilizaram HVO100 de origem local tendo percorrido, cada um, aproximadamente 1.400 quilômetros, economizando 44,091 kg de CO2 e reduzindo as emissões em 89%.