HVO100 – Um combustível 100% renovável
20/05/2023
A Repsol comunicou recentemente o lançamento de um teste piloto, com o fornecimento de um combustível 100% renovável (HVO) em três estações de serviço, uma das quais na Região de Lisboa, em Alcochete. Este teste piloto é realizado com HVO100, centra-se no ponto de abastecimento da Estação de Serviço de Alcochete e, também, nas bases de dois clientes. Este teste envolve 53 viaturas e tem como objetivo avaliar o desempenho do HVO100 (como substituto do gasóleo) e a sua capacidade de redução de emissões.
Fonte:ENSE
O que é HVO?
O combustível HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou Óleo Vegetal Hidrogenado) é produzido a partir de produtos 100% renováveis e não contém quaisquer combustíveis fósseis. O HVO é um combustível produzido a partir de resíduos, óleos residuais e gorduras, como os óleos alimentares usados, ou seja, matérias de origem sustentável, garantindo assim, que a sua produção não tem qualquer impacto negativo no ambiente e permite a reutilização de resíduos contribuindo para a economia circular.
Como o HVO tem uma estrutura química semelhante ao diesel, o HVO pode ser facilmente utilizado em substituição deste, sem qualquer impacto na eficiência do seu equipamento, configurando assim um combustível “Drop-in” [1] .
O HVO, como substituto do gasóleo, é tido como a melhor e mais fácil opção parafínica disponível para ajudar a reduzir as suas emissões de carbono imediatamente, não tendo limite de incorporação física no combustível fóssil que visa substituir.
O HVO pode ser comercializado em diversas concentrações nas misturas. Pode ser usado tanto puro (HVO100 – 100% de concentração), como misturado em qualquer proporção com outro combustível (por exemplo gasóleo de origem fóssil). No caso de mistura, e a título de exemplo, o HVO20 consiste numa concentração de 20% HVO e 80% gasóleo fóssil.
Na Europa, a especificação técnica do HVO é definida pela Norma EN15940
Como é produzido o HVO
Para a produção do HVO, pode ser utilizada uma grande variedade de óleos e gorduras como matéria-prima. O processo de produção consiste na utilização do hidrogénio, através de um processo químico, para remover o oxigénio dos ácidos gordos que compõem a base de matéria-prima (óleos e gorduras) renovável.
O seu veículo pode utilizar HVO?
O HVO pode ser utilizado nos veículos pesados mais recentes (Euro5 / Euro6), e em outros veículos, quando certificados para este combustível. No entanto, deverá ser contactada a assistência técnica da marca, para saber se é necessária alguma atualização ou se o veículo está pronto para começar a usar HVO de imediato.
No que respeita aos veículos que usam o HVO como combustível, e no que respeita aos motores, os benefícios situar-se-ão ao nível dos filtros e dos injetores, os quais podem permanecer limpos por mais tempo, aumentando assim o tempo entre substituição, com a consequente redução dos custos de utilização.