Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Início da atividade de fiscalização em 2022

14/01/2022

Em janeiro de 2022, a Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E. deu início à atividade de fiscalização enquadrada no seu Plano Anual de Inspeção e Fiscalização (PIF). Seguindo o ditado popular “Ano Novo, Vida Nova”, também a ENSE, em 2022, deu início a um novo ciclo, no setor da fiscalização, nomeadamente com a implementação de uma nova aplicação informática, a qual traz não só uma mais-valia a esta atividade, mas também informação mais detalhada ao operador, nomeadamente na tomada de conhecimento dos resultados da ação realizada e na sua comunicação imediata e automática por via eletrónica.

No âmbito da Acreditação da ENSE pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), esta nova aplicação é uma garantia de que todas as condições legais aplicáveis aos operadores são verificadas e analisadas.

A atividade de fiscalização da ENSE iniciou-se no distrito de Lisboa, em postos de abastecimento de combustível, cuja ação compreendeu a verificação dos requisitos legais relativos ao licenciamento, à segurança e aos requisitos de exploração deste tipo de atividade e na colheita de amostras de gasolina e gasóleo, no âmbito do FQMS (Sistema Europeu de Controlo da Qualidade dos Combustiveis).

Das ações realizadas, não se constataram inconformidades destes operadores com a legislação aplicável, seguindo as amostras dos combustíveis recolhidos, para análise em laboratório acreditado, contratado pela ENSE.

A atividade será continuada, estendendo-se estas ações a todo o país.