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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Introduções ao consumo aceleram em abril com novos desconfinamentos

18/05/2021

Como era expectável, com as novas medidas de desconfinamento, decretadas pelo Governo no contexto de algum desanuviamento do cenário pandémico e de retoma gradual de algumas atividades económicas, as introduções ao consumo registadas pelos operadores junto da Entidade Nacional para o Setor Energético, através do Balcão Único da Energia, registaram uma aceleração significativa em abril de 2021, face a abril de 2020, com uma subida de 59%, passando de 336 815 para 535 533 toneladas. Como seria de esperar, a maior recuperação homóloga regista-se no Jet, apesar do setor da aviação continuar a ser o mais condicionado, mas percebendo-se a trajetória ascendente de alguma reativação da sua atividade.

 

Introduções ao Consumo (ton)Abr/20Abr/21Variação (ton)Variação (%)
Cat. A - Gasolina35 39275 05039 657112,05%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)235 172380 242145 07061,69%
Cat. B - Jet8 31833 32525 007300,62%
Cat C - GPL + Fuel 57 93346 916-11 016-19,02%
Totais336 815535 533198 71859,00%

 

Fonte:  ENSE, Balcão Único da Energia

 

Se analisarmos os valores registados de Introduções ao Consumo face ao mês anterior, percebemos um aumento total de 34 087 toneladas (+6,8%), destacando-se também a aceleração do Jet (+42,97%) e da gasolina (+15,58%), como é possível confirmar no quadro seguinte:

 

Introduções ao Consumo (ton)Mar/21Abr/21Variação (ton)Variação (%)
Cat. A - Gasolina64 93475 05010 11615,58%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)361 878380 24218 3635,07%
Cat. B - Jet23 30933 32510 01642,97%
Cat C - GPL + Fuel 51 32446 916-4 408-8,59%
Totais501 445535 53334 0876,80%

 

Fonte:  ENSE, Balcão Único da Energia

 

Deste modo, este crescimento não é alheio à avaliação empírica de que há também um retomar ou acelerar de inúmeras atividades económicas, com maior circulação de veículos e, logo, maior nível de procura e consumo de produtos petrolíferos. É de esperar que esta tendência possa aumentar de intensidade no segundo semestre do ano, pois como é visível no quadro seguinte, se compararmos os níveis de introduções ao consumo de abril de 2021 com abril de 2019 (pré-pandémico), percebe-se que ainda estamos 23,53% abaixo do então verificado, destacando-se sobretudo o Jet (-73,46%), mas mostrando que há ainda um caminho de recuperação que deverá ser trilhado.

 

Introduções ao Consumo (ton)Abr/19Abr/21Variação (ton)Variação (%)
Cat. A - Gasolina91 49275 050-16 442-17,97%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)424 383380 242-44 141-10,40%
Cat. B - Jet125 57733 325-92 252-73,46%
Cat C - GPL + Fuel 58 84346 916-11 927-20,27%
Totais700 295535 533-164 762-23,53%

 

Fonte:  ENSE, Balcão Único da Energia