Como era expectável, com as novas medidas de desconfinamento, decretadas pelo Governo no contexto de algum desanuviamento do cenário pandémico e de retoma gradual de algumas atividades económicas, as introduções ao consumo registadas pelos operadores junto da Entidade Nacional para o Setor Energético, através do Balcão Único da Energia, registaram uma aceleração significativa em abril de 2021, face a abril de 2020, com uma subida de 59%, passando de 336 815 para 535 533 toneladas. Como seria de esperar, a maior recuperação homóloga regista-se no Jet, apesar do setor da aviação continuar a ser o mais condicionado, mas percebendo-se a trajetória ascendente de alguma reativação da sua atividade.
Introduções ao Consumo (ton) | Abr/20 | Abr/21 | Variação (ton) | Variação (%) |
---|---|---|---|---|
Cat. A - Gasolina | 35 392 | 75 050 | 39 657 | 112,05% |
Cat. B - Gasóleo (sem jet) | 235 172 | 380 242 | 145 070 | 61,69% |
Cat. B - Jet | 8 318 | 33 325 | 25 007 | 300,62% |
Cat C - GPL + Fuel | 57 933 | 46 916 | -11 016 | -19,02% |
Totais | 336 815 | 535 533 | 198 718 | 59,00% |
Fonte: ENSE, Balcão Único da Energia
Se analisarmos os valores registados de Introduções ao Consumo face ao mês anterior, percebemos um aumento total de 34 087 toneladas (+6,8%), destacando-se também a aceleração do Jet (+42,97%) e da gasolina (+15,58%), como é possível confirmar no quadro seguinte:
Introduções ao Consumo (ton) | Mar/21 | Abr/21 | Variação (ton) | Variação (%) |
---|---|---|---|---|
Cat. A - Gasolina | 64 934 | 75 050 | 10 116 | 15,58% |
Cat. B - Gasóleo (sem jet) | 361 878 | 380 242 | 18 363 | 5,07% |
Cat. B - Jet | 23 309 | 33 325 | 10 016 | 42,97% |
Cat C - GPL + Fuel | 51 324 | 46 916 | -4 408 | -8,59% |
Totais | 501 445 | 535 533 | 34 087 | 6,80% |
Fonte: ENSE, Balcão Único da Energia
Deste modo, este crescimento não é alheio à avaliação empírica de que há também um retomar ou acelerar de inúmeras atividades económicas, com maior circulação de veículos e, logo, maior nível de procura e consumo de produtos petrolíferos. É de esperar que esta tendência possa aumentar de intensidade no segundo semestre do ano, pois como é visível no quadro seguinte, se compararmos os níveis de introduções ao consumo de abril de 2021 com abril de 2019 (pré-pandémico), percebe-se que ainda estamos 23,53% abaixo do então verificado, destacando-se sobretudo o Jet (-73,46%), mas mostrando que há ainda um caminho de recuperação que deverá ser trilhado.
Introduções ao Consumo (ton) | Abr/19 | Abr/21 | Variação (ton) | Variação (%) |
---|---|---|---|---|
Cat. A - Gasolina | 91 492 | 75 050 | -16 442 | -17,97% |
Cat. B - Gasóleo (sem jet) | 424 383 | 380 242 | -44 141 | -10,40% |
Cat. B - Jet | 125 577 | 33 325 | -92 252 | -73,46% |
Cat C - GPL + Fuel | 58 843 | 46 916 | -11 927 | -20,27% |
Totais | 700 295 | 535 533 | -164 762 | -23,53% |