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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Introduções ao Consumo desceram 2,05% em agosto

18/09/2025

As introduções ao consumo de produtos petrolíferos em Portugal registaram em agosto uma descida de 2,05% (-16 400 toneladas) face ao período homólogo do ano anterior, com destaque para a subidas de 4,71% no jet e de 1,23% no GPL, por contraponto com as descidas de 5,21% no gasóleo (sem jet), de 11,25% no Fuel e de 0,15% na gasolina. Estes dados globais do passado mês de agosto mostram alguma correção, depois de uma subida mais expressiva no mês de julho, sendo que importa monitorizar a trajetória nos meses seguintes para se conseguir concluir qual a tendência final do ano de 2025, numa altura em que já é visível algum reperfilamento nos padrões de consumo, mas a variação total mantém-se muito pequenas, o que tem vindo a demonstrar que a transição energética se comprova ser um processo bastante gradual.

Introduções ao Consumo (ton)Ago/24Ago/25VariaçãoVariação (%)
Cat. A - Gasolina133 317133 117-200-0,15%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)441 769418 768-23 001-5,21%
Cat. B - Jet177 455185 8138 3584,71%
Cat C - GPL + Fuel 46 11044 553-1 557-3,38%
Totais798 650782 250-16 400-2,05%

No que diz respeito à comparação face ao mês anterior, verificou-se uma descida de 1,74% a que corresponde menos 13 863 toneladas.

Introduções ao Consumo (ton)Jul/25Ago/25VariaçãoVariação (%)
Cat. A - Gasolina131 177133 1171 9401,48%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)448 616418 768-10 592-2,47%
Cat. B - Jet188 145185 813-2 632-1,40%
Cat C - GPL + Fuel 47 13144 553-2 579-5,47%
Totais815 369782 250-13 863-1,74%

Analisando os valores acumulados entre janeiro e agosto deste ano, verifica-se um crescimento total de 0,71% (+41 337 toneladas), em que se constata subidas de 5,78% na gasolina e de 4,04% no jet, por contraponto com as descidas de 1,25% no gasóleo (sem Jet) e de 3,49% na categoria C (sendo que no fuel se registou uma queda de 12,49% enquanto no GPL houve uma subida marginal de 0,14%). Deste modo, apesar de alguns indicadores mensais que representam sinais pontuais de contração, nos valores acumulados dos primeiros 8 meses de 2025, temos ainda um valor total que representa uma subida das introduções ao consumo, pelo que importa avaliar qual será a linha de trajetória e a sua intensidade nos restantes meses do ano, para perceber se se mantém a tendência de subida ou se haverá alguma inflexão.

Total de Introduções ao Consumo (ton) Janeiro a Agosto20242025Variação Homóloga (%)
Categoria A847 113896 0445,78%
Categoria B (sem jet)3 340 9303 299 067-1,25%
Categoria B (Jet)1 201 2281 249 6984,04%
Categoria C406 985392 784-3,49%
Totais5 796 2565 837 5930,71%

A ENSE, como habitualmente, monitoriza de muito perto estes indicadores pois a sua evolução terá consequências no nível de obrigação de reservas de segurança que o país terá de assegurar nos anos de 2026 e 2027.