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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Introduções ao Consumo crescem 1,32% em 2019

20/01/2020

A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), na sua qualidade de Entidade Central de Armazenagem, assegura uma monitorização permanente da atividade dos diferentes operadores obrigados que importam produtos petrolíferos para território nacional e que estão legalmente obrigados a registar mensalmente esses valores no balcão único eletrónico. Deste modo, a ENSE assegura uma supervisão próxima, rápida e eficiente da evolução dos indicadores de atividade deste setor, projetando a trajetória das necessidades de constituição de reservas de segurança nacionais no cumprimento da legislação nacional e comunitária.

Deste modo, e tendo já sido registados os valores referentes a dezembro de 2019, podemos desde já concluir que em 2019 o volume total de introduções ao consumo atingiu as 8 362 716 toneladas, que representa um aumento de 108 675 toneladas face a 2018 e que se traduz num acréscimo de 1,32%.

Para além disso, importa referir que no que diz respeito às diferentes categorias a evolução em 2019 foi a seguinte:

 

Toneladas20182019Variação (Quantidade)Variação Homóloga (%)
Gasolina (Categoria A)1 049 0801 066 742+18 661+1,78%
Gasóleo (Categoria B, excluindo o JET)4 964 6175 006 514+41 896+0,84%
Jet (Categoria B)1 509 6731 587 254+ 77 581+5,14%
Categoria C (GPL + Fuel + Outros)731 690702 207- 29 482-4,03%

 

Já no que diz respeito às introduções ao consumo durante o mês de dezembro de 2019:

 

Toneladas20182019Variação (Quantidade)Variação Homóloga (%)
Gasolina (Categoria A)87 83989 340+ 1 501+1,71%
Gasóleo (Categoria B, excluindo o JET)418 578419 608+5 775+0,25%
Jet (Categoria B)112 951118 727+ 1 030+5,11%
Categoria C (GPL + Fuel + Outros)66 02960 340- 5 689-8,62%

 

Deste modo, o total das introduções ao consumo em dezembro de 2019 foram superiores em 2 617 toneladas ao verificado em dezembro de 2018, o que corresponde uma subida homóloga de 0,38%.

Esta evolução anual terá também impacto nas reservas de petróleo e produtos petrolíferos que os operadores obrigados terão que constituir nos anos de 2020 (3º e 4º trimestres) e de 2021 (1º e 2º trimestres) para cumprimento da sua obrigação legal, mas também para assegurar que o Estado Português cumpre a Diretiva Comunitária que estipula que deverão ser asseguradas reservas de segurança equivalentes a 90 dias de importações líquida.

Analisando o período entre 2015 e 2018, as introduções ao consumo de Gasolina entre 2017 e 2018 desceram 1 224 toneladas (-0,12%), e depois de entre os anos de 2015 e 2016 terem descido 1,60%, e entre 2016 e 2017 um decréscimo de 1,68%.

No caso do gasóleo (excluindo o Jet), analisando o período entre 2015 e 2018, constatamos que houve sempre um aumento face ao ano anterior, tendo-se registado entre 2017 e 2018 um aumento de 88 677 toneladas (+1,82%), depois de aumentos entre os anos 2015 e 2016 de 0,64%, e entre 2016 e 2017 de 3,28%.

No que se refere às introduções ao consumo do Jet no mesmo período (2015 e 2018), vemos que entre 2017 e 2018 registou-se uma subida de 101 038 toneladas (+7,17%), depois de aumento entre os anos 2015 e 2016 de 8,63%, e subida entre 2016 e 2017 de 13,18%.

Já no que diz respeito à Categoria C (que inclui o GPL, Fuel e outros Produtos petrolíferos), no mesmo período de 2015 e 2018, constatamos que entre 2017 e 2018 houve uma descida de 38 236 toneladas (-4,97%), depois de entre os anos 2015 e 2016 ter-se registado um aumento de 0,15%, e de entre 2016 e 2017 ter havido um decréscimo de 3,13%.