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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Introduções ao Consumo em setembro mantêm trajetória positiva

19/10/2022

As Introduções ao Consumo registadas junto da ENSE através do Balcão Único da Energia mantiveram em setembro uma trajetória positiva com uma subida homóloga de 48 323 toneladas (+7,43%) face a setembro de 2021, destacando-se o JET com uma subida de 61,46%, a categoria C (Fuel+GPL) de 7,21% e a gasolina de 5,86% enquanto que o gasóleo teve uma descida de 4,7%.

 

Introduções ao Consumo (ton)Set/21Set/22VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina90 75996 0795 3205,86%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)411 224391 898-19 326-4,70%
Cat. B - Jet95 217153 74158 52461,46%
Cat C - GPL + Fuel 52 76356 5693 8067,21%
Totais649 963698 28748 3237,43%

 

Fonte: ENSE, Balcão Único da Energia

 

Se analisarmos face ao último ano pré-pandémico verifica-se também  um aumento homólogo de 1,08%, com destaque para a gasolina (+15,84%) e para a categoria C (+7,56%), e com descidas homólogas no jet (-4,13%) e no gasóleo (-0,76%).

 

Introduções ao Consumo (ton)Set/19Set/22VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina82 94196 07913 13815,84%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)394 915391 898-3 017-0,76%
Cat. B - Jet160 362153 741-6 621-4,13%
Cat C - GPL + Fuel 52 59256 5693 9777,56%
Totais690 811698 2877 4761,08%

 

Se compararmos com o mês anterior constata-se uma descida de 79 250 toneladas (-10,19%), facto habitual pois o mês de agosto tem o efeito de sazonalidade do período de férias que alavanca o nível de procura e consumo de produtos petrolíferos.

 

Introduções ao Consumo (ton)Ago/22Set/22VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina112 24996 079-16 170-14,41%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)452 980391 898-61 081-13,48%
Cat. B - Jet159 188153 741-5 447-3,42%
Cat C - GPL + Fuel 53 12156 5693 4486,49%
Totais777 537698 287-79 250-10,19%

 

Importa também fazer uma análise sobre os valores acumulados entre janeiro e setembro e compará-los com o período homólogo do ano anterior, em que se pode concluir que se registou uma subida total de 20,46%., mais uma vez com destaque para o jet (+124,24%) e para a gasolina (+16,12%).

 

Total de Introduções ao Consumo Categoria A (ton)
Janeiro a Setembro
20212022Variação Homóloga (%)
Totais695 331807 45216,12%

 

Total de Introduções ao Consumo Categoria B (sem Jet) (ton)
Janeiro a Setembro
20212022Variação Homóloga (%)
Totais3 359 2813 614 3767,59%

 

Total de Introduções ao Consumo Categoria B (Jet) (ton)
Janeiro a Setembro
20212022Variação Homóloga (%)
Totais502 1921 126 115124,24%

 

Total de Introduções ao Consumo Categoria C (ton)
Janeiro a Setembro
20212022Variação Homóloga (%)
Totais448 597481 4597,33%

 

Total de Introduções ao Consumo (ton)
Janeiro a Setembro
20212022Variação Homóloga (%)
Totais5 005 4016 029 40220,46%

 

Total de Introduções ao Consumo (ton)
Janeiro a Setembro
20192022Variação Homóloga (%)
Totais6 284 2426 029 402-4,06%
Fonte: ENSE, Balcão Único da Energia

 

Estes indicadores são fundamentais para o cálculo das reservas de petróleo e produtos petrolíferos a serem constituídas pelo país para cumprir a meta do equivalente a 90  dias de importações líquidas a que está vinculado formalmente em nome da segurança de abastecimento.