Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Lançamento da Plataforma para a Promoção dos Combustíveis de Baixo Carbono

17/03/2022

A ENSE participou, no passado dia 16 de março, no lançamento da Plataforma para a Promoção dos Combustíveis de Baixo Carbono. A Plataforma, criada por oito organizações portuguesas que operam na cadeia de valor dos combustíveis para a mobilidade, tais como a ABA – Associação de Bioenergia Avançada, a ACP – Automóvel Clube de Portugal, a APETRO – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, entre outras, pretende contribuir para uma economia neutra para o clima até 2050, baseada na diversidade de vetores energéticos e soluções tecnológicas, neutralidade tecnológica, matérias-primas alternativas e eletricidade renovável, água e CO2.

Os membros da Plataforma acreditam que “os combustíveis renováveis e de baixo carbono são uma solução tecnológica essencial e de longo prazo, que continuarão a contribuir para a descarbonização de todos os modos de transporte, desde o transporte rodoviário, em complemento estratégico à sua eletrificação e à utilização de combustíveis gasosos renováveis, até aos transportes aéreos e marítimos onde poderão ser uma solução duradoura e a uma escala internacional crescente”.

Além disso, a plataforma defende ainda que para garantir o sucesso da transição energética, é imperativo que os decisores políticos nacionais e da EU, concedam o mesmo reconhecimento político e um nível adequado de apoio a todas as formas e fontes de energia renováveis nos transportes.

No seu site, a Plataforma para a Promoção dos Combustíveis de Baixo Carbono apela à participação de todas as organizações nacionais que atuam nas diferentes etapas da cadeia de valor dos combustíveis e da mobilidade, como a produção de matéria-prima e do próprio combustível, do seu fornecimento e distribuição, bem como aos diferentes intervenientes nos diversos setores da mobilidade.

Para saber mais sobre esta iniciativa e como tornar-se membro, clique aqui.