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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Os efeitos da crise pandémica no nível de Introduções ao Consumo em Portugal no ano 2020

21/01/2021

Uma das consequências mais evidentes da crise pandémica foi a retração da atividade económica e, logo, os níveis de procura e consumo de combustíveis. Deste modo, o ano de 2020 foi consideravelmente condicionado por este contexto de confinamentos e restrições e que resultou numa clara descida do nível de introduções ao consumo registadas durante o ano de 2020 junto da ENSE, e que se traduziu numa descida homóloga total face ao ano anterior de 20,87%.

Introduções ao Consumo acumuladas em 2020 face a 2019 (ton)
20192020Variação
8 362 8016 617 623-20,87%

Fazendo uma análise por categorias, podemos constatar que ao nível da Gasolina (Categoria A), registou-se uma descida homóloga de 16% quando comparamos 2020 com o ano anterior, sendo que em dezembro de 2020 houve uma subida face ao mês anterior de 6 311 toneladas (+9,27%) mas que representou uma descida de 16,72% face a dezembro de 2019.

Total de IC's na Categoria A | 2020 face a 2019
20192020Variação
1 066 742896 013-16,00%

 

Já no que diz respeito à categoria B (Gasóleos, mas sem o JET), podemos ver que se verificou uma descida homóloga de 11,66% entre 2019 e 2020, sendo que em Dezembro de 2020 houve uma descida face ao mês anterior de 5 003 toneladas (-1,35%), o que representa uma descida de 12,59% quando comparado com dezembro de 2019.

Total de IC's da Categoria B (sem jet) | 2020 face a 2019
20192020Variação
5 006 5984 422 859-11,66%

 

 

No que diz respeito à categoria B (JET), sabendo-se que o setor da aviação foi um dos principais afetados por esta crise, era expectável uma quebra mais acentuada, sendo que se verificou uma descida homóloga de 60,55% em 2020 quando comparado com 2019, apesar de em dezembro de 2020 ter havido uma subida de 13 183 toneladas (+34,57%) face ao mês anterior, que ainda assim representa uma descida homóloga de 56,77% face a dezembro de 2019.

Total de IC's da Categoria B (JET) | 2020 face a 2019
20192020Variação
1 587 254626 166-60,55%

 

 

Já no que diz respeito à categoria C, que engloba o GPL e Fuelóleos, registou-se uma descida homóloga de 4,22% entre 2019 e 2020, sendo que em dezembro de 2020 registou-se uma subida de 9 488 toneladas (+17,31%) face ao mês anterior, o que mostra uma subida de 6,55% face aos valores registados em dezembro de 2019.

IC's da Categoria C | 2020 face a 2019
20192020Variação
702 207672 584-4,22%

 

 

Deste modo, fica claro que 2020 mostrou-se um ano particularmente negativo do ponto de vista económico e com níveis históricos de retração de atividade um pouco por todo o mundo, facto que ainda deverá prolongar-se pela primeira metade de 2021 num período em que a crise pandémica ainda continuará a condicionar o normal funcionamento das sociedades a nível mundial. Após esta crise pandémica, e apesar do esforço civilizacional de promoção da descarbonização e transição energética, é expectável que, pelo menos num cenário de curto/médio prazo, haja a recuperação de uma parte significativa dos indicadores de introduções ao consumo, pois há ainda um paradigma de necessidades de abastecimento que não têm ainda consolidada uma alternativa técnica e tecnológica que permita desde logo a sua substituição imediata.

A ENSE, na sua qualidade de responsável pela gestão de reservas estratégicas nacional de produtos petrolíferos, continuará a monitorizar esta evolução e a projetar as necessidades futuras, sempre em nome da segurança energética do país.