Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Para melhorar a troca de experiências técnicas internacionais, ENSE organiza encontro anual da ELABCO em Lisboa

23/10/2023

A Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E. recebeu, pela primeira vez, em Lisboa, nos dias 28 e 29 de setembro, a reunião anual da ELABCO (Expert Laboratory Meeting). No encontro, estiveram presentes mais de 35 participantes de países europeus e dos EUA, com vista à garantia de abastecimento de combustível do ponto de vista qualitativo em caso de situação de crise.

A ELABCO é a reunião anual dos coordenadores de laboratórios especializados de organizações nacionais de armazenamento europeias e tem como objetivo a partilha e discussão de questões relacionadas com os combustíveis, no armazenamento a longo prazo.

Estas reuniões existem há mais de 25 anos e são uma excelente forma dos diversos países se alinharem sobre os mais importantes indicadores de qualidade para a gasolina, gasóleo, querosene de aviação e o óleo de aquecimento. Este ano, a conferência foi enriquecida pela participação de membros de organizações de serviços analíticos, fabricantes de instrumentos, fornecedores de aditivos e instituições governamentais de investigação.

Os principais temas discutidos entre as entidades participantes incluem estabilidade, química, microbiologia, armazenamento, manuseio e limpeza associados aos combustíveis padrão, e também aos novos, que são introduzidos no mercado atual (HVO, GtL, SAF). Além disso, foram também debatidos desenvolvimentos legislativos (novo mandato para biocombustíveis RED II, IMO 2020, EN 15940, normas de emissão) e normativos (EN 590, EN228 ou AFQRJOS) que afetam o mix de combustíveis e a sua qualidade no futuro. Na Europa, a Comissão Europeia também decidiu introduzir um novo marcador para o óleo de aquecimento, tendo sido discutida a substituição dos stocks existentes nestes produtos.

Durante a conferência foi ainda abordado o estudo interlaboratorial anual realizado, que este ano incidiu sobre uma amostra de gasolina proveniente de um armazenamento de longo prazo, da organização de alemã EBV, sendo oriunda de uma caverna no norte da Alemanha. Ao todo, participaram 18 laboratórios nomeados pelas várias entidades, entre outros (como por exemplo, o Canadá).

Muitas entidades utilizam um software específico (ProQuality) para acompanhar as qualidades dos seus stocks. Uma nova versão deste sistema, que poderá simplificar a análise aplicando novas ferramentas de visualização, está atualmente em desenvolvimento e foi apresentada durante a reunião.

Para Edo Becker, Quality Manager da EBV e co-organizador da iniciativa “o encontro foi um grande sucesso, não só pela qualidade das apresentações e discussões, mas também pela hospitalidade e profissionalismo da agência anfitriã – a ENSE E.P.E.”

Fonte: ENSE