A pobreza energética foi o tema de destaque no 5º workshop promovido pelo Grupo de Trabalho de Transição Energética da RELOP – Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa, intitulado “Agenda 2030 e o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível”.
Emanuel Delgado, Chefe de Departamento de Energia Elétrica e Renováveis da ENSE, destacou a importância de combater a pobreza energética para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e apresentou os objetivos estabelecidos na Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética. A intervenção, contou também com a participação de Miguel Alves da Direção de Infraestruturas e Redes da ERSE, que explicou o funcionamento da tarifa social de energia, destacando a importância do seu automatismo.
O evento contou ainda com a presença de Rayen Quiroga da Comissão Económica para a América Latina e Caraíbas (CEPAL) e André Dias, Diretor do Departamento de Universalização e Políticas Sociais de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia do Brasil (MME) que fizeram a contextualização sobre a situação no Brasil e na América Latina.
A “Dimensão Social da Transição Energética” será o tema do próximo workshop a realizar no dia 18 de julho.