Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Presidente da ENSE defende independência energética de Portugal em publicação internacional

18/11/2020

Filipe Meirinho, Presidente do Conselho de Administração da ENSE E.P.E. respondeu, em entrevista a uma publicação internacional, a algumas questões no âmbito do setor energético.

A participação nesta publicação, onde são habitualmente ouvidos os mais importantes players do mercado nas mais diversas áreas, a nível mundial, vem reforçar o posicionamento da ENSE, pela importância que lhe é conferida enquanto entidade de referência na área da energia.

No artigo publicado, o Presidente da ENSE defendeu a importância da transição para as energias renováveis, de forma a que Portugal se possa tornar independente ao nível energético: “Quando conseguirmos alcançar essa independência, ficaremos a ganhar não apenas com uma economia mais forte, mas com um ambiente mais sustentável”.

Além disso, Filipe Meirinho sublinhou o papel das infraestruturas para armazenar energia elétrica, e do compromisso da ENSE em salvaguardar as necessidades energéticas do país. Em várias situações – como são exemplo a crise energética, ou mesmo o período de confinamento por causa da pandemia da Covid-19, esta Entidade nunca interrompeu a sua atividade, garantindo, em articulação com os operadores do setor, a segurança no abastecimento de combustível, em território nacional.

Leia o artigo publicado, na íntegra, aqui.