Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Radiografia do mercado de combustíveis em Portugal no mês de julho de 2019

23/09/2019

estudo_irregularidades

Todos os operadores do sistema petrolífero nacional têm a obrigação legal de fazer um registo de atividade mensal no balcão único eletrónico da ENSE, permitindo assim que esteja assegurada a função do supervisor de acompanhar e monitorizar a atividade desenvolvida num setor de enorme importância na economia portuguesa.

Em consequência disso, a ENSE dando cumprimento à sua obrigação de assegurar informação pública sobre o setor, publica os indicadores gerais do setor (respeitando as informações comercialmente sensíveis de cada operador).

Assim, no mês de julho de 2019 e tendo em conta os registos efetuados pelos operadores retalhistas junto da ENSE, apresentamos as seguintes quotas de mercado:

 

% Combustível Simples e Aditivado
ProdutoGasóleoGasolina
Combustível Simples61,59%67,68%
Combustível Aditivado38,41%32,32%

 

Marcas mais vendidas
Canal de VendaGasóleoGasolinaTotal
3 Marcas mais vendidas54,74%55,68%54,84%
Hipermercados17,52%18,96%18,06%
Outros27,74%25,36%27,10%