Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Radiografia do Mercado de Combustíveis em Portugal no mês de março

26/05/2025

Mangueira de abastecimento com pistola inserida no depósito de um automóvel branco num posto de combustível em contexto de consumo de combustíveis

No âmbito das suas competências relativas ao setor petrolífero nacional, a ENSE faz um pequeno balanço das quotas de mercado do gasóleo e da gasolina rodoviários, por canal de venda.

Todos os operadores do sistema petrolífero nacional têm a obrigação legal de fazer um registo de atividade mensal no balcão único eletrónico da ENSE, permitindo assim que esteja assegurada a função de acompanhar e monitorizar a atividade desenvolvida num setor de enorme importância na economia portuguesa.

Em consequência disso, a ENSE dando cumprimento à sua obrigação de assegurar informação pública sobre o setor, publica os indicadores gerais do setor (respeitando as informações comercialmente sensíveis de cada operador).

Assim, no mês de março de 2025 e tendo em conta os registos efetuados pelos operadores retalhistas junto da ENSE, apresentamos as seguintes quotas de mercado:

% Combustível Simples e Aditivado
ProdutoGasóleoGasolina
Combustível Simples59,79%69,55%
Combustível Aditivado40,21%30,45%
Marcas mais vendidas
Canal de VendaGasóleoGasolinaTotal
3 Marcas mais vendidas50,98%54,82%51,80%
Hipermercados17,50%19,59%18,33%
Outros31,53%25,59%29,87%
Fonte: ENSE, Balcão Único da Energia