Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Radiografia do Mercado de Combustíveis em Portugal no mês de novembro de 2023

16/01/2024

No âmbito das suas competências relativas ao setor petrolífero nacional, a ENSE faz um pequeno balanço das quotas de mercado do gasóleo e da gasolina rodoviários, por canal de venda.

Todos os operadores do sistema petrolífero nacional têm a obrigação legal de fazer um registo de atividade mensal no balcão único eletrónico da ENSE, permitindo assim que esteja assegurada a função de acompanhar e monitorizar a atividade desenvolvida num setor de enorme importância na economia portuguesa.

Em consequência disso, a ENSE dando cumprimento à sua obrigação de assegurar informação pública sobre o setor, publica os indicadores gerais do setor (respeitando as informações comercialmente sensíveis de cada operador).

Assim, no mês de novembro de 2023 e tendo em conta os registos efetuados pelos operadores retalhistas junto da ENSE, apresentamos as seguintes quotas de mercado:

 

% Combustível Simples e Aditivado
ProdutoGasóleoGasolina
Combustível Simples62,80%71,02%
Combustível Aditivado37,20%28,98%
Marcas mais vendidas
Canal de VendaGasóleoGasolinaTotal
3 Marcas mais vendidas52,09%55,69%52,78%
Hipermercados16,99%19,34%17,82%
Outros30,92%24,97%29,40%
Fonte: ENSE, Balcão Único da Energia