A ARC Ratings divulgou, no passado dia 5 de março, o rating final da Entidade Nacional para o Setor Energético, E.P.E. (ENSE) e alterou o rating atribuído em setembro de 2023, de BBB+ para A-, em consequência da melhoria do rating soberano português.
Com efeito, o painel de rating realizado pela ARC Ratings, S.A., na altura, tinha confirmado o rating público atribuído ao empréstimo obrigacionista de 360 milhões de euros emitido pela Entidade Nacional para o Setor Energético, E.P.E., em 6 de agosto de 2008, de “BBB+”, melhorando a perspetiva de Estável para Positiva.
No início do mês de março, o rating da República Portuguesa, aumentou para A-, fruto da “acentuada redução da dívida pública e da dívida externa”, o que veio melhorar o seu suporte implícito à ENSE, num contexto em que não se registou nenhuma alteração material da estrutura financeira da Entidade, ou seja, manteve-se uma cobertura confortável da sua dívida financeira líquida fornecida pelo valor de mercado das suas reservas de petróleo.