Foto: José Fernandes/Expresso
Decorreu, no dia 14 de outubro, na sede do Expresso, o evento “bp Energy Outlook 2025”, onde foram apresentadas as principais conclusões do relatório anual da empresa, com a presença de Richard de Caux, um dos principais contribuidores do documento. A segurança e a eficiência energética foram dois dos principais temas debatidos durante a sessão.
Alexandre Fernandes, Presidente da Entidade Nacional para o Setor Energético, esteve presente no painel de discussão sobre Segurança Energética e Geopolítica, onde foram abordadas questões como a dependência do gás russo, o desenvolvimento de novas tecnologias de baixo carbono e o investimento na eletrificação, bem como nos combustíveis de origem renovável.
O Presidente da ENSE afirmou o seu otimismo face ao futuro e aos desafios da transição energética, embora a mesma não esteja a decorrer à velocidade desejada. Abordou as mais-valias das energias renováveis e do papel da bioenergia e destacou a importância de estarmos preparados para os vários cenários apresentados no bp Energy Outlook 2025, de forma a evitarmos qualquer tipo de disrupção nas cadeias de abastecimento.
No debate sobre eficiência energética, Richard de Caux afirmou estar preocupado com o ritmo de melhoria desta última, uma vez que continua abaixo da média – crescendo apenas 1,5% ao ano entre 2019 e 2024, numa altura em que o consumo de energia tem crescido cada vez mais, com o desenvolvimento da Inteligência Artificial.
O relatório completo encontra-se disponível para consulta, aqui.