Com milhares de adeptos a regressar às bancadas para uma nova época desportiva, a ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético, iniciou uma ação alargada de fiscalização às instalações elétricas dos estádios de futebol da Primeira Liga Portuguesa, bem como dos recintos construídos para o Euro2004, como o Estádio do Algarve, Coimbra, Aveiro e Leiria.
Esta operação, em articulação com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), integrada no Plano Nacional de Fiscalização e Prevenção da ENSE, tem como principal objetivo assegurar que estas infraestruturas desportivas que recebem grandes aglomerações de público cumprem os requisitos legais em matéria de segurança elétrica, manutenção e licenciamento. A intervenção centra-se nas instalações elétricas de tipo B e C, nomeadamente ao nível da sua operação, manutenção regular e atualização de registos técnicos obrigatórios.
A atuação da ENSE visa não apenas prevenir riscos e proteger os utilizadores destas infraestruturas, mas também promover uma cultura de responsabilidade e conformidade entre os operadores e entidades exploradoras. A fiscalização incide igualmente sobre o cumprimento das obrigações de reporte e da existência de técnicos responsáveis devidamente qualificados.
Ao reforçar a confiança no setor, a ENSE contribui para uma transição energética justa, garantindo que todos os intervenientes, do operador à entidade exploradora, passando pelo consumidor final, beneficiam de um setor mais seguro, eficiente, resiliente e equitativo.