Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE reforça importância do aumento da armazenagem estratégica em Conferência da APE

02/07/2025

Alexandre Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da Entidade Nacional para o Setor Energético, esteve presente, no passado dia 1 de julho, na Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, no âmbito do Seminário “Resiliência do Consumo de Energia: Lições do Apagão”, promovido pela Associação Portuguesa da Energia.

O Presidente da ENSE participou no painel “Resiliência dos Sistemas”, onde teve oportunidade de abordar as competências da Entidade na Gestão e Manutenção de Reservas Estratégicas de Produtos Petrolíferos e da obrigação dos Operadores, em constituírem 90 dias de reservas de segurança nacionais, e da sua pertinência face a situações como as que decorreram no passado dia 28 de abril.

Além disso, Alexandre Fernandes abordou ainda o papel da ENSE na fiscalização nas diversas entidades que compõem o sistema, por forma a garantir o cumprimento dos requisitos de segurança energética necessários em caso de falha de energia, nomeadamente na utilização de geradores em infraestruturas críticas tais como hospitais e postos de abastecimento.

A moderação da mesa-redonda esteve a cargo de Ana Silveira, da GALP, e contou ainda com a participação de Alexandra Serra, Administradora das Águas de Portugal, Pedro Carvalho, Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico e António Coimbra, Presidente da APRITEL.