Invocando as condições do mercado e a trajetória dos níveis de atividade económica e consumo de produtos petrolíferos, a refinaria de Matosinhos suspendeu temporariamente a produção de combustíveis, mantendo as atividades de produção de óleos base e de aromáticos.
Esta paragem temporária, justificada pelo contexto macroeconómico por efeitos da crise pandémica mundial, não coloca em causa o normal funcionamento do mercado nacional, e como referido pela companhia petrolífera responsável por esta unidade “o abastecimento manter-se-á assegurado, com um nível adequado de produtos para satisfazer as necessidades dos portugueses, das empresas e das unidades industriais, suportado pelos stocks existentes em Matosinhos e pela produção que se mantém na refinaria de Sines”.
Deste modo, avaliado o impacto da suspensão temporária da atividade, a ENSE está em condições de assegurar que esta medida transitória não coloca em causa a segurança de abastecimento, estando assegurada uma monitorização constante da evolução das condições do mercado para permitir definir o momento adequado para o reativar da operação na refinaria de Matosinhos.
Como sempre, a ENSE continua a assegurar uma monitorização permanente do evoluir da situação, promovendo uma interação com a empresa refinadora, garantindo, adicionalmente, e em permanência, em estado de prontidão as reservas de segurança, para reforçar a garantia de normal funcionamento do mercado e de abastecimento do país.