Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Tatiana Matos assume cargo de Diretora da Unidade de Administração Geral da ENSE

27/05/2021

Tatiana Pereira de Matos assumiu, no início do presente mês de maio, a Direção da Unidade de Administração Geral (UAG) da ENSE, ficando, assim, responsável pelo Departamento Financeiro e de Recursos Humanos, pelo Departamento Jurídico e de Contencioso e pelo Departamento de Sistemas de Informação.

Após a realização do estágio de advocacia na Raposo Subtil e Associados, ingressou na 13ª edição do Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública, ministrado pelo INA, que considera ter sido marcante para a assunção de uma clara opção pela administração pública portuguesa e pela consequente defesa do interesse público. Integrou o Turismo de Portugal I.P., bem como a Direção-Geral das Atividades Económicas, onde foi dirigente na área da coordenação dos assuntos europeus.

Foi adjunta e chefe de gabinete do Secretário de Estado da Energia do XXI Governo Constitucional e adjunta da Secretária de Estado do Turismo, tendo ainda nos últimos anos, assumido a chefia de gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional do XXII Governo Constitucional.

Para Tatiana Pereira de Matos, este ingresso na Entidade Nacional para o Setor Energético representa “um desafio coerente com um percurso de permanente defesa do serviço público, nomeadamente no setor energético, integrando uma equipa altamente competente, profissionalizada e motivada, ao mesmo tempo que se trata de uma oportunidade para contribuir para o reforço da segurança de abastecimento e da fiscalização de um setor crítico para a segurança nacional e atividades económicas nacionais”.

Acompanhou nos últimos tempos o setor energético, tendo negociado todo o Pacote Europeu “Energia Limpa para todos os Europeus”, onde se definiram as principais metas para a transição energética, renováveis, eficiência energética e interligações.

O desafio, em setores-chave onde os players detêm uma forte capacidade financeira para se munirem com as melhores assessorias no mercado, como é o caso paradigmático do sector energético, é o de construir equipas de profissionais vocacionadas para a defesa do interesse público, motivadas, com experiência acumulada, resilientes, aptas a rápidas e constantes adaptações, tão características deste setor.

Considera que para a ENSE é, pois, essencial a constante formação dos seus recursos humanos, bem como a retenção dos seus talentos.

Atendendo à importância crescente que as respetivas áreas assumem na entidade pública em causa, a nova Diretora da UAG espera manter e reforçar a capacidade e qualidade dos procedimentos internos, que – não pondo em causa a flexibilidade e agilidade do processo decisório – reforcem a ENSE EPE ao nível da sua accountability, transparência e qualidade de gestão, perante os vários stakeholders e acionista Estado, tendo sempre em mente a visão, a missão e os valores preconizados pela ENSE: “Espero contribuir, de uma forma pragmática e numa atitude de permanente perseverança, para o sucesso da missão da ENSE, promovendo a estreita colaboração entre os profissionais desta entidade e a transparência no desenvolvimento das respetivas atividades”.