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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Vendas em postos de abastecimento de 2021 superam 2020

23/02/2022

Em dezembro de 2021, o volume de vendas de combustíveis rodoviários nos postos de abastecimento retalhistas, a nível nacional, registou um acréscimo de +14,68%, relativamente ao mesmo período do ano anterior. Todos os combustíveis apresentaram um aumento entre os dois períodos com a exceção da gasolina 98. A variação no consumo do gasóleo justificou 72,2% da variação total entre dezembro 2020 e dezembro 2021.

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Vendas em Postos de Abastecimento (litros)
ProdutosDezembro de 2020*Dezembro de 2021Variação Homóloga
Gasóleo Simples159 228 661,10191 186 414,2420,07%
Gasóleo Aditivado112 010 378,05117 914 975,275,27%
Total de Gasóleo Rodoviário271 239 039,16309 101 389,5113,96%
Gasolina Simples IO 9556 009 745,5969 014 341,9323,22%
Gasolina IO 95 Aditivada22 251 284,4323 762 834,536,79%
Gasolina IO 983 031 492,472 924 836,81
-3,52%
Gasolina IO 98 Aditivada4 659 014,244 840 257,08
3,89%
Total de Gasolina Rodoviária85 951 536,73100 542 270,3516,98%
Total de Vendas de Combustíveis Rodoviários357 190 575,89409 643 659,8614,68%
*Para o mesmo universo de postos reportados
Fonte: ENSE, Balcão Único

Em média, entre novembro e dezembro, nos anos 2017, 2018 e 2019, registou-se um aumento de 6,8%. No entanto, no ano de 2021, a variação entre novembro e dezembro foi de apenas 0,6%. Assim, dezembro de 2021 registou uma quebra de -10,34% relativamente à média de 2017-2019, a maior quebra desde abril 2021 (-15,2%), que na nossa perspetiva se correlacionou com a disseminação da variante Ómicron da Covid-19, em Portugal. O gasóleo simples foi o combustível que mais contribuiu para o fraco aumento entre novembro e dezembro de 2021, com um decréscimo de -1,37%.

Considerando o período pré-pandémico (2019), registou-se uma ligeira queda do consumo no mês de dezembro 2021 (-0,9%), relativamente a dezembro 2019.
Estes valores de vendas para novembro revelam-se inferiores à média dos últimos três anos pré-pandémicos (2017-2019) para este mês, que se situa em 457 milhões de litros, sendo inferior em 47 milhões de litros em 2021.

No ano de 2021, as vendas de combustíveis líquidos totalizaram 4 761 milhões de litros o que contrasta com os 4 499 milhões de litros registados para o ano de 2020, o que representa um aumento de 5,82% entre os dois anos.

Para efeitos de comparação a média 2017-2019 foi de 5 335 milhões de litros, e a média dos últimos 5 anos (incluindo 2021) foi de 5 053 milhões de litros.

 

 

Fonte: ENSE, Balcão Único

Em média, foram vendidos 397 milhões de litros mensalmente no ano de 2021, mais cerca de 22 milhões de litros que a média de 2020.

Neste sentido, a recuperação anual no ano de 2021 ficou em 31,4% da queda registada em com a pandemia em 2020.

Os combustíveis simples continuam a sua tendência de crescimento. Em 2021 a gasolina 95 simples representou 67,5% das vendas totais de gasolina como consta no gráfico que segue.

 

 

Fonte: ENSE, Balcão Único

Note-se que a gasolina 95 simples representava 65,2% do total de vendas de gasolina em dezembro 2020.

Já no caso do gasóleo rodoviário a proporção do gasóleo simples aumentou de 58,7% em dezembro de 2020 para 62,2% no total do ano de 2021.

Analisando os tipos de postos de abastecimento e comparando com o período homólogo do ano anterior, verifica-se uma queda ligeira (-1,2%) na quota de mercado dos três maiores operadores em Portugal em favor de sobretudo dos hipermercados, que registaram um aumento de 1,5%.

Marcas mais vendidas
Canal de VendaGasóleoGasolinaTotal
3 Marcas mais vendidas52,04%54,71%52,58%
Hipermercados18,69%20,75%19,44%
Outros29,27%24,53%27,97%
Fonte: ENSE, Balcão Único

Do período pré-pandémico (dezembro de 2019) para dezembro 2021, a venda de combustíveis simples aumentou tanto no gasóleo (+1,1%) como na gasolina (2%), invertendo a tendência verificada até 2019. As dinâmicas de mercado observadas entre os dois períodos também são interessantes: as três maiores marcas em Portugal perderam quota de mercado (-2,6%), sendo que no caso da gasolina, 93% da perda na quota de mercado foi em favor dos hipermercados.