A venda de combustíveis rodoviários nos postos de abastecimento retalhistas de Portugal manteve, no passado mês de outubro, uma trajetória positiva face ao mesmo período do ano anterior com um crescimento de 13,93% na gasolina e de 10,82% no gasóleo, que se traduziu num aumento de 11,63% face a outubro de 2022 para o mesmo universo de postos registados no Balcão Único da Energia.
Vendas em Postos de Abastecimento (litros) | |||
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Produtos | Outubro de 2022 | Outubro de 2023 | Variação Homóloga |
Gasóleo Simples | 199 067 843,06 | 214 135 199,43 | 7,57% |
Gasóleo Aditivado | 104 677 672,00 | 122 479 039,21 | 17,01% |
Total de Gasóleo Rodoviário | 303 745 515,06 | 336 614 238,64 | 10,82% |
Gasolina Simples IO 95 | 76 217 738,07 | 86 937 140,40 | 14,06% |
Gasolina IO 95 Aditivada | 23 905 659,68 | 27 306 183,00 | 14,22% |
Gasolina IO 98 | 2 583 888,21 | 2 755 190,68 | 6,63% |
Gasolina IO 98 Aditivada | 4 357 617,95 | 4 981 439,54 | 14,32% |
Total de Gasolina Rodoviária | 107 064 903,90 | 121 979 953,61 | 13,93% |
Total dos Combustíveis Rodoviários | 410 810 418,96 | 458 594 192,25 | 11,63% |
Já se analisarmos os valores acumulados entre janeiro e outubro, constata-se um crescimento homólogo de 17,81% na gasolina e de 12,38% no gasóleo, que se traduz num aumento total de 11,63% face ao mesmo período de 2022.
Vendas em Postos de Abastecimento (litros) | |||
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Gasóleo Rodoviário (Total) | 2022 | 2023 | Variação Homóloga |
Janeiro | 259 995 203,17 | 310 992 590,43 | 19,61% |
Fevereiro | 259 643 445,41 | 296 625 619,10 | 14,24% |
Março | 301 251 983,62 | 338 565 063,47 | 12,39% |
Abril | 271 637 472,79 | 321 633 366,82 | 18,41% |
Maio | 308 860 960,68 | 356 282 422,36 | 15,35% |
Junho | 291 072 215,52 | 331 323 186,19 | 13,83% |
Julho | 310 617 368,37 | 359 429 645,86 | 15,71% |
Agosto | 343 328 070,62 | 341 782 142,37 | -0,45% |
Setembro | 305 035 343,62 | 327 817 048,82 | 7,47% |
Outubro | 303 745 515,06 | 336 614 238,64 | 10,82% |
Total | 2 955 187 578,85 | 3 321 065 324,04 | 12,38% |
Vendas em Postos de Abastecimento (litros) | |||
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Gasolina Rodoviária (Total) | 2022 | 2023 | Variação Homóloga |
Janeiro | 81 606 514,97 | 103 082 773,77 | 26,32% |
Fevereiro | 81 659 226,53 | 99 671 391,65 | 22,06% |
Março | 91 564 481,20 | 112 378 803,01 | 22,73% |
Abril | 93 051 993,12 | 115 327 220,27 | 23,94% |
Maio | 104 002 705,59 | 122 024 314,17 | 17,33% |
Junho | 100 722 610,59 | 118 402 494,44 | 17,55% |
Julho | 114 074 168,97 | 136 454 858,82 | 19,62% |
Agosto | 124 977 291,87 | 137 337 958,83 | 9,89% |
Setembro | 109 166 049,83 | 120 771 630,57 | 10,63% |
Outubro | 107 064 903,90 | 121 979 953,61 | 13,93% |
Total | 1 007 889 946,58 | 1 187 431 399,14 | 17,81% |
Fonte: ENSE, Balcão Único da Energia
Estes dados estão em linha com a evolução das introduções ao consumo e que se irão traduzir num incremento das obrigações de reservas estratégicas a constituir pelo país em 2024 para cumprir o objetivo de ter pelo menos o equivalente a 90 dias de importações líquidas definidos pela legislação comunitária e nacional em nome da segurança energética do país, assinalando-se, apesar de tudo, um reperfilamento do padrão de consumo com incrementos mais volumosos na gasolina do que no gasóleo a que não será alheio o processo de transição energética com reflexos nas mudanças graduais na tipologia da nossa frota automóvel.