ense_logo republica_portuguesa_logo

Nivel de risco

Amarelo
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero. A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causas:
Devido ao surto de COVID-19, a ENSE está a monitorizar em permanência o normal funcionamento do Sistema Petrolífero Nacional.

XIII Conferência da RELOP

27/01/2020

A ENSE e a ERSE irão acolher, em Lisboa, a XIII Conferência da RELOP 2020, no dia 20 de março de 2020 dedicada ao tema “Democratização do acesso à energia: Regulação e Cidadania.” A Conferência irá realizar-se no Palácio de Penafiel, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e terá como principais temáticas a regulação dos combustíveis, o contributo do setor energético para a cidadania e a igualdade de género, a inovação do setor elétrico, a proteção dos consumidores, entre outros.

 

Sobre a RELOP

A RELOP foi formalmente constituída como associação em janeiro de 2018, tendo como outorgantes a Entidade Nacional para o Setor Energético e a ERSE, contando, atualmente, com doze membros de seis países, com a adesão na XI Assembleia Geral de um novo membro – Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), de Angola. Tem como objetivo consolidar e aumentar a sua presença em espaços internacionais estratégicos, bem como desenvolver relações com instituições internacionais e desenvolver a cooperação com a Comunidade dos Países de Língua oficial Portuguesa (CPLP) na área de energia.