Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE publica relatórios da qualidade dos combustíveis comercializados em Portugal em 2020

15/10/2021

A ENSE publicou no seu site oficial os resultados dos relatórios da qualidade dos combustíveis comercializados, em 2020, em Portugal Continental.

Enquanto entidade fiscalizadora de todo o setor energético, a ENSE tem como dever garantir a qualidade dos combustíveis comercializados em território nacional, por forma a assegurar aos consumidores que os combustíveis adquiridos nos postos de abastecimento cumprem as especificações técnicas estabelecidas na lei.

Esta competência implica a colheita de amostras de gasolina e gasóleo (aditivados e simples) diretamente nos postos de abastecimento, amostras que são analisadas em laboratório acreditado e contratado para o efeito. Concluída a análise, o laboratório emite o respetivo boletim analítico, de conformidade ou inconformidade, neste último é instaurado o respetivo processo sancionatório.

Neste sentido, e sempre que os resultados analíticos se revelem conformes, conforme Regulamento nº 179/2015, a ENSE publica na respetiva página, os resultados da análise dos produtos comercializados, em Portugal continental, permitindo aos operadores dos postos de abastecimento conhecer os resultados e, aos consumidores, consultar os resultados do posto de abastecimento, que desejar. Com efeito, a publicação dos resultados, através dos respetivos relatórios, está associada à identificação do posto de abastecimento.

Os resultados analíticos dos combustíveis comercializados em Portugal continental, em 2020, já se encontram disponíveis, para consulta, aqui.