Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Rating da ENSE é atualizado de A- para A em 2024

14/03/2025

A ARC Ratings divulgou, neste mês de março, a atualização do rating atribuído em setembro 2024, à Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E. (ENSE) de A- para A, fruto da melhoria do rating soberano português.

Esta nova classificação atribuída à ENSE é baseada numa metodologia da ARC Ratings que avalia a forte propensão e disposição do Governo português em fornecer suporte financeiro à Entidade Nacional para o Setor Energético, E.P.E. (ENSE), enquanto detentor integral do capital social da Entidade.

Esta abordagem top-down, usa a classificação soberana como ponto de partida para determinar a classificação pública final de emissão de longo prazo atribuída ao título de EUR 360,0 milhões emitido pela ENSE atendendo, igualmente, ao seu papel como entidade central de armazenagem (ECA) em Portugal, responsável por adquirir e manter a parcela estratégica das reservas nacionais de emergência de petróleo e produtos petrolíferos

Alem disso, as receitas anuais da empresa, provenientes dos operadores do mercado e aprovadas pelo Governo, garantem a cobertura de todos os custos operacionais e financeiros, mantendo um resultado líquido tendencialmente nulo na sua atividade.

Clique aqui para mais detalhes sobre a atualização do rating da ENSE.