A RELOP promoveu, em 2020, a primeira edição dos Prémios Técnicos de Regulação com o objetivo de premiar o melhor artigo técnico subordinado ao tema “Democratização do acesso à energia”.
Tendo o prazo para a submissão de candidaturas terminado a 30 de junho de 2021 e finalizada a respetiva análise por parte do júri designado, Efrain Cruz, Diretor da ANEEL e Presidente da RELOP, agradeceu o contributo de todos os participantes e anunciou, no passado dia 1 de outubro, o artigo vencedor através de um pequeno vídeo publicado na página da Organização.
O artigo técnico premiado intitula-se “Mitigação da pobreza energética pela redistribuição de encargos utilizando modelo microgranular de tarifas de uso dos sistemas de distribuição” e foi escrito por Marcio Andrey Roselli (ANEEL) em parceria com André Luiz Veiga Gimenes (USP) e Miguel Edgar Morales Udaeta (USP).
Nas palavras do Presidente, “O trabalho destacou-se pela sua pertinência, qualidade, densidade analítica e aplicabilidade, bem como pela sua robustez metodológica. O modelo de cálculo da estrutura tarifária que a estrutura microgranular propôs pode ser considerado para um maior detalhamento da tarifa de energia elétrica e ser uma possibilidade de redução das nossas simetrias tarifárias”.
A RELOP – Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa foi formalmente constituída como associação em janeiro de 2018, tendo como outorgantes a Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E. (ENSE) e a ERSE, bem como outros onze membros de seis países, e tem como objetivo prioritário a partilha de conhecimentos e experiências no âmbito do setor energético.