amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Instabilidade no setor provocada pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

Acidentes no Setor Energético

 

A eletricidade é um bem cada vez mais abundante e essencial na nossa vida, quer em termos industriais, de mobilidade, serviços ou domésticos. Portanto, os acidentes podem acontecer em variados ambientes e provocados por diferentes causas, podendo estes acidentes levar à destruição de património, causar danos irreversíveis ao ser humano ou serem fatais.

Seguem infra as principais causas dos acidentes elétricos e formas de os mitigar.

Causas atmosféricas

Aparelhos e instalações em condições deficientes

Desconhecimento ou falta de formação para lidar com os riscos elétricos

É da competência da ENSE a averiguação e avaliação das causas dos acidentes no setor da energia, conforme o Decreto-Lei n.º 69/2018, de 27 de agosto. Assim, em caso de acidente/incidente que envolva o setor energético, e/ou as instalações/equipamentos relacionadas/os com esta atividade, o mesmo deverá ser comunicado de imediato a esta Entidade Pública (ENSE), com o envio dos respetivos elementos e contatos telefónicos dos responsáveis das instalações/equipamentos.

A comunicação deste tipo de acidentes/incidentes poderá ser feita através do formulário de contacto disponível aqui ou para o email: acidentes@ense-epe.pt.

Para um contacto imediato, utilize o número 91 20 20 020, especificamente reservado para a comunicação de acidentes/incidentes.